+55 (21) 2567-8841 / +55 (21) 97631-1719 / +55 (21) 98332-6584 info@aquarelas.tur.br

RIO & BAHIA E SUAS FACES: RIO, PARATY & TREKKING JUATINGA – SALVADOR, TREKKING NA CHAPADA DIAMANTINA & MORRO DE SAO PAULO

Apresentação

Passeio completo em dois dos estados mais ricos em turismo no Brasil. Berços historicos do pais, eles também oferecem excelentes opçoes de trekkings como atividade esportiva e lindas praias para relaxar após a caminhada. Arquitetura, gastronomia, história e natureza resumem este belo passeio.

ATRAÇÕES

A Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar
Paraty, patrimônio mundial romântico e tropical
Trekking na Península de Juatinga, da Praia do Sono, Ponta Negra até o fiorde do Mamangua
Vilarejos de pescadores, praias isoladas, Floresta Atlantica e ornitologia
Em Salvador, as raízes africanas do Brasil, a Capoeira & o Candomblé
A imensidão di Parque Nacional da Chapada Diamantina & os povoados de Lençois & Capão
As ilhas de Tinharé e Boipeba – O belo povoado balneário de Morro de São Paulo
História – Cultura – Natureza – Ornitologia – Gastronomia – Trekking – Fauna & Flora

Roteiro de 21 dias

Saiba mais informações e conheça todas as atividades inclusas nesse roteiro.

DIA 1 : RIO DE JANEIRO / CHEGADA
Chegada de voo internacional / doméstico no aeroporto do Rio de Janeiro (não incluído, hora e número de voo a serem especificados). Recepção no aeroporto e translado em veículo privado para o hotel. Instalação e final do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 2 : RIO DE JANEIRO / CORCOVADO & CENTRO HISTÓRICO
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em um veículo privado, direção a uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o símbolo mundial da cidade do Rio de Janeiro. A alegoria de Jesus Cristo abrange e protege a “cidade maravilhosa” a partir da montanha de “Corcovado”. O panorama oferecido é excepcional. De um lado, as lendárias praias: Ipanema, Leblon, …, o Pão de Açúcar, e do outro a zona norte e o estádio Maracanã. Após o almoço, a visita continua no ao coração da capital Carioca para um passeio a pé. Fundada em 1565, São Sebastião do Rio de Janeiro está cheio de atrações. As ruas pavimentadas compartilham espaço com arranha-céus e museus. O itinerário será determinado de acordo com seus interesses. A visita revela as fases de construção da cidade e sua evolução após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Retorno ao hotel no final da tarde.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 3 : RIO DE JANEIRO / FAVELA DONA MARTA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em transporte público, direção à favela do “Morro da Santa Marta”. Esta favela, antiga fortificação de traficantes armados, oferece uma visão complementar da cidade. Subida ao cume pelo plano inclinado antes de descer por entre as ruas emaranhadas. Curiosidades, história e vida diária desta comunidade popular, onde a integração através da cultura e educação é a promessa de um futuro saudável para as gerações mais novas. Retorno ao hotel no final da manhã. Tarde livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 4 : RIO DE JANEIRO – PARATY
Às 09:00, encontro no lobby do hotel e translado em veículo privado até Paraty. Trajeto de 04H00 para 260 km. Instalação no hotel e final do dia livre para visitar o centro histórico desta cidade classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 5 : PARATY – PRAIA DO SONO – PONTA NEGRA
Às 09:30, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Ele acompanhará o grupo em sua caminhada em torno da península de Juatinga e Saco do Mamangua. Embarque em uma linha de ônibus até Laranjeiras. A aventura começa. A trilha corre ao longo da costa e através da Mata Atlântica antes de chegar à Praia do Sono. 01H30 de caminhada. A Praia do Sono é um ponto ideal para almoçar e relaxar. Agora é hora de recomeçar a caminhada e buscar novo encontro em Ponta Negra, local de pernoite. 90 minutos de caminhada silenciosa nas praias abandonadas. O jantar é à luz de velas, balançado pelo som das ondas.
Refeições não incluídas. Pernoite em chalé.

DIA 6 : PONTA NEGRA – CAIRUCU – POUSO DA CAJAIBA
Após o café da manhã, sair da aldeia é de quebrar o coração. A primeira parte da caminhada promete ser difícil. A ascensão é longa. De 02H00 a 03H00 de caminhada para uma altura de 500m. O cume oferece o frescor dos bosques. Descida para se recuperar e para descobrir mais profundamente a floresta tropical antes de atingir o nível do mar e Martín de Sá. Uma longa praia de areia branca conhecida pelos surfistas. Hora do almoço e de banho de mar antes de começar o último trecho. Uma nova subida é necessária para se juntar ao acampamento da noite. 01H30 de caminhada para alcançar, ao final do dia, a aldeia de Pouso da Cajaiba. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite na casa de habitante local.

DIA 7 : POUSO DA CAJAIBA – PRAIA GRANDE – MAMANGUA
Após o café da manhã, caminhada até Praia Grande e ao único fiorde do Brasil. A trilha oscila entre praias, colinas e aldeias adormecidas. O ritmo é doce, os encontros agradáveis. Caminhada de 02H00. A Praia Grande emerge no horizonte. Ela é o objetivo. Oportunidade para nadar e fazer uma refeição antes de retomar suavemente a caravana do fiorde. Caminhada de 01H30 até a margem leste do Saco do Mamangua. Passeio de barco a motor e instalação na casa. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite em pousada.

DIA 8 : MAMANGUA / CAIAQUE OU PÃO DE AÇUCAR
Uma manhã preguiçosa é possível, de acordo com as motivações. Para os esportistas, várias atividades de meio dia e dia inteiro com guia local são possíveis:
Meio dia de caiaque nos manguezais. Deriva silenciosa, em meio a garças narigudas e caranguejos assustados. Momento refrescante ao pé de uma cachoeira. Linha reta ao longo das margens à procura de pássaros, e a pousada anuncia o fim do esforço.
Passeio de meio dia ao pico local do Pão de Açúcar. Ele oferece uma deslumbrante vista panorâmica do Saco do Mamangua. Destino à costa leste do fiorde por remo ou barco a motor. A escalada é curta, mas intensa. Caminhada de 60 minutos para uma altura de 400 m. A parada no cume é uma oportunidade para desfrutar da vista com um lanche. Hora de voltar e se banhar.
Retorno à pousada antes do pôr-do-sol, para uma atividade relaxante!
Refeições incluídas. Pernoite na pousada.

DIA 9 : MAMANGUA – PARATY / PASSEIO DE BARCO
Após o café da manhã, embarque em um barco de pesca equipado para cabotagem. A pousada é deixada para trás até desaparecer. Observação subaquática em busca de tartarugas e estrelas do mar. Paradas em praias que são verdadeiros tesouros, sombreadas pelas arvores da floresta. Hora do almoço em uma cabana. Passeios pelas águas calmas da baía que escondem Paraty. Chegada no final da tarde. Sem recepção no porto; chegada ao hotel por meios próprios. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite na pousada.

DIA 10 : PARATY – RIO DE JANEIRO – SALVADOR
07H00 horas antes da decolagem, translado em veículo privado até o aeroporto do Rio de Janeiro. Trajeto de 04H00 para 260 km. Voo doméstico Rio de Janeiro – Salvador (hora e número de voo a serem especificados). À chegada, recepção e translado em veículo privado ao hotel. Instalação no hotel no final do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 11 : SALVADOR / PELOURINHO & CENTRO HISTÓRICO
Às 09:30, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Visita guiada ao “Pelourinho”, onde a energia e a história de Salvador estão concentradas. A pé, ao longo de casas clássicas e igrejas, a cidade revela seus segredos e seus tesouros barrocos. O “Pelourinho” surpreende o viajante. Em alguma esquina, uma surpresa: um batuque, alguns baianos, uma cerveja gelada, um berimbau: uma Roda de Capoeira. Do “Elevador Lacerda” é possível ver a baía, o distrito “do Comercio”, a feira turística da “Praça da Sé” e o museu da cultura afro-brasileira, o coração de Salvador. Retorno ao hotel no final da manhã. Tarde livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 12 : SALVADOR – PALMEIRAS – CAETÉ AÇU
Às 06:00, encontro no lobby do hotel. Translado em veículo privado à estação de ônibus de Salvador. Às 07:00, saída de ônibus em direção a Palmeiras, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Passeio de 07H30 para 445 km. Na chegada, recepção e translado em veículo privado para Caeté Açu. Trajeto de 00H30 para 40 km. Instalação no hotel e fim do dia livre na aldeia.
Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 13 : CAETÉ AÇU – GERAIS DO VIERA – GERAIS DO RIO PRETO – VALE DO PATI
Após o café da manhã, traslado ao fundo do vale, em Bomba. A caminhada do dia leva ao coração do parque nacional. O caminho é longo, 06H00 a pé por 600 metros de altitude, mas a natureza recompensa os andarilhos a cada momento. Paisagens seguem uma a outra nos platôs. As aves são discretas. Piquenique frente a imensidão do Brasil e suas formações únicas. Descida íngreme no coração do cânion antes da última passagem que leva ao Vale do Pati. Instalação na Raquel. Oferece abrigo e comida. Noite livre sob as estrelas.
Refeições incluídas. Pernoite em casa de habitante.

DIA 14 : VALE DO PATI / CAHOEIRÃO POR CIMA
Um dia esportivo ao ar livre está chegando! 5 horas a pé para 500m de desnível. Após o café da manhã, caminhada pela trilha das mulas até o planalto do Rio Preto. A grama curta facilita a progressão nas gigantescas paisagens das chapadas. O terreno plano desaparece em frente à entrada do Vale do Rio Cachoeirão. O esforço é recompensado, o rio corre apressadamente no vazio rochoso de Pati. Pausa para almoço às vistas deste cartão postal antes de retornar ao vale para a noite. Retorno em direção às delícias da noite.
Refeições incluídas. Pernoite em casa de habitante.

DIA 15 : VALE DO PATI / CAHOEIRAS E MORRO DO CASTELO
Após o café da manhã, caminhada nas proximidades até as cachoeiras que irrigam o vale verde. Natação e descontração na Cachoeira das Bananeiras. Massagem sob o funil. Piquenique ao pé da Cachoeira do Lajeado. À tarde, oportunidade para subir o Morro do Castelo. A subida é curta e intensa. Caminhada de 01H20 para 400 metros de altitude. No topo, a vista dos desfiladeiros e vales é esplêndida. A descida termina ao anoitecer, o refúgio está à vista. A noite estrelada pressagia sonhos férteis.
Refeições incluídas. Pernoite em casa de habitante.

DIA 16 : VALE DO PATI – GUINÉ – LENÇÓIS
Após o café da manhã, a caminhada começa com destino a vila da Guiné. Caminhada de 05H00 para 450m de altitude. Subida ao planalto do Rio Preto. O cume abre em um caminho plano. Pausa para banho e almoço nas margens do rio Negro. A viagem continua até o Beco, uma parada antes da descida a Guiné. Lá, espera por um veículo terrestre. Translado para Lençóis. Trajeto de 01H30 para 80 km. Noite livre.
Almoço incluído. Jantar não incluído. Pernoite em hotel.

DIA 17 : LENÇÓIS – SALVADOR
Manhã livre.
Ao meio dia, chegada à rodoviária de Lençois por conta própria. Às 13:00, partida do ônibus para Salvador. Trajeto de 06h30 para 415 km. Recepção à chegada e translado em veículo privado para o hotel. Instalação e noite livre.
Passagem de ônibus incluída. Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 18 : SALVADOR – MORRO DE SÃO PAULO
Às 08:00, translado em veículo privado ao terminal marítimo de Salvador. Embarque em uma balsa com destino a Ilha de Tinharé. Partida às 09:00. A cidade desaparece pouco a pouco no horizonte. Navegação de 02H30 até Morro de São Paulo. Recepção nas docas e traslado para o hotel. Fim do dia livre.
Bilhete da balsa incluído. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIAS 19 & 20 : MORRO DE SÃO PAULO / LIVRE
Dias livres.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIAS 21 : MORRO DE SÃO PAULO – SALVADOR / PARTIDA
40 minutos antes da partida da balsa, deslocamento por seus próprios meios até o cais. Partida da balsa às 09:00. Navegação de 02H30 até Salvador. Recepção nas docas e traslado para o aeroporto. Voo doméstico / internacional (hora e número de voo a serem especificados).
Bilhete da balsa incluído. Refeições não incluídas.

Veja outros Roteiros