+55 (21) 2567-8841 / +55 (21) 97631-1719 / +55 (21) 98332-6584 info@aquarelas.tur.br

REGIÃO SUDESTE: MINAS GERAIS – RIO DE JANEIRO – PARATY – ILHA GRANDE

Apresentação

Conhecer o sudeste do Brasil é fazer uma incrível jornada pela sua história. As cidades que compõem o Caminho do Ouro são de emocionar qualquer pessoa, com sua arquitetura, cultura barroca brasileira e histórias sem fim. De quebra, visita a Cidade Maravilhosa e tempo para relaxar em um paraíso na Terra.

ATRAÇÕES

Viagem de carro pelas cidades coloniais de Minas Gerais : Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto
As obras primas arquitetônicas e os simbolos barrocos do Brasil colônia
A Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar
Os bastidores do Carnaval & o samba nas noites cariocas
Paraty, patrimônio mundial romântico e tropical
Ilha Grande, praias isoladas, trilhas e distância dos carros!!
História – Cultura – Arquitetura – Arte – Gastronomia – Pedras Preciosas – Natureza – Trekking

Roteiro de 14 dias

Saiba mais informações e conheça todas as atividades inclusas nesse roteiro.

DIA 1 : BELO HORIZONTE / CHEGADA
Chegada de voo internacional / doméstico no aeroporto de Belo Horizonte (hora e número de voo a serem especificados). Recepção no aeroporto e translado em veículo privado para o hotel. Instalação e final do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 2 : BELO HORIZONTE – INHOTIM – OURO PRETO
Às 08:30, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Ele acompanhará o grupo na estrada das cidades coloniais. Em veículo privado, translado ao complexo de Inhotim. Trajeto de 01H20 para 65 km. Criado em 2005, este jardim paisagístico e botânico abriga uma coleção de arte contemporânea em “um local de produção de conhecimento onde o ambiente e a arte coexistem”. Visita do complexo, teatro de muitas iniciativas culturais e científicas. O fechamento do parque indica a continuação da viagem até Ouro Preto. Trajeto de 01H30 para 110 km. Instalação no hotel e noite livre.
Entrada em Inhotim incluída. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. O Instituto Inhotim está fechado às segundas.

DIA 3 : OURO PRETO & MARIANA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. A riqueza extraída das minas, no século XVIII, fez deste conjunto arquitetônico parada obrigatória para os amantes da arte e da arquitetura. Visitas, em meio a casas ornamentadas, aos templos religiosos: Nossa Senhora do Pilar, …, onde emerge o gênio dos mestres Aleijadinho, Athaíde e seus discípulos. A visita continua em Mariana, a 10 Km de Ouro Preto. Esta cidade singular está intacta desde o assentamento português: uma barganha! Visita da catedral e do pelourinho. O dia termina em busca dos esplendores de Ouro Preto. Visita do Museu do Oratório e do Museu da Mineralogia. Noite livre.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. Às segundas-feiras, a maioria das atrações estão fechadas em Ouro Preto – sextas-feiras às 11:30 e aos domingos às 12h15, um órgão toca na Catedral Matriz de Santo Antônio de Mariana.

DIA 4 : OURO PRETO – CONGONHAS – TIRADENTES
Pela manhã, de acordo com os desejos, a visita de Ouro Preto continua. Depois do almoço, direção ao sul até Congonhas. Trajeto de 01H30 para 70 km. A colina com vista para a cidade é o lar de uma obra-prima de Antonio Francisco Lisboa: “o Aleijadinho”. Doze alegorias, de tamanho real, esculpidas no sopé da basílica de Bom Jesus dos Matosinhos. Um conjunto classificado pela Unesco. A tarde é consumida em estradas sinuosas rumo a Tiradentes, uma pequena cidade preservada desde a era colonial. Trajeto de 02H00 para 115 km. Instalação no hotel seguida de uma visita entre ruas de paralelepípedos, restos barrocos e ateliês; um refúgio bucólico no coração dos vales dourados.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. Às segundas-feiras, a maioria das atrações estão fechadas em Ouro Preto – nas sextas, sábados e domingos existe uma viagem de trem a vapor entre São João del Rei e Tiradentes.

DIA 5 : TIRADENTES – RIO DE JANEIRO
Após o café da manhã, direção ao Rio de Janeiro. Trajeto de 04H00 para 330 km. Uma partida antecipada de Tiradentes permite uma parada final em Petrópolis, um resort de férias para famílias Reais brasileiras. Visita do Museu Imperial, da Catedral e do Palácio de Cristal. Redescoberta do aviador Santos Dumont e de sua história, visitando sua casa incomum. Chegada no Rio de Janeiro e instalação no hotel.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs: às sextas, sábados e domingos é possível fazer um passeio em trem a vapor entre Tiradentes e São João del Rei.

DIA 6 : RIO DE JANEIRO / CORCOVADO
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em um veículo privado, direção a uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o símbolo mundial da cidade do Rio de Janeiro. A alegoria de Jesus Cristo abrange e protege a “cidade maravilhosa” a partir da montanha de “Corcovado”. O panorama oferecido é excepcional. De um lado, as lendárias praias: Ipanema, Leblon, …, o Pão de Açúcar, e do outro a zona norte e o estádio Maracanã. Retorno ao hotel no final da manhã. Tarde livre.
Entrada Corcovado incluída. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 7 : RIO DE JANEIRO / LIVRE COM GUIA DE TURISMO
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo/motorista. Ele conhece perfeitamente a cidade, e irá acompanhá-lo em sua descoberta. De acordo com seus desejos e conselhos, o Rio de Janeiro revela sua história no centro da cidade, sua exuberância na floresta da Tijuca, a beleza de suas praias com nomes míticos, Ipanema, Leblon, …. Serviço personalizado para um dia colorido. Retorno ao hotel no final da tarde.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 8 : RIO DE JANEIRO / LIVRE
Dia livre. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 9 : RIO DE JANEIRO – PARATY
Às 09:00, encontro no lobby do hotel e translado em veículo privado até Paraty. Trajeto de 04H00 para 260 km. Instalação no hotel e final do dia livre para visitar o centro histórico desta cidade classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 10 : PARATY / PASSEIO DE BARCO
Às 09:30, encontro no lobby do hotel com o capitão de um barco local. Curta caminhada até a marina. Embarque a bordo de um barco de pescadores equipado. Dia de navegação para descobrir as ilhotas e enseadas desertas que abundam na Baía de Paraty. Natação obrigatória, snorkeling de alternativa, caipirinha como opção. Retorno ao hotel com o pôr-do-sol. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 11 : PARATY – ANGRA DOS REIS – ILHA GRANDE
Manhã livre.
Às 13:00, encontro no lobby do hotel. Em veículo privado, translado com destino a Angra dos Reis. Trajeto de 01H30 para 100 km. Às 15:30, embarque na balsa com destino a Ilha Grande. Travessia de 01H30. Recepção na chegada e acompanhamento ao hotel. Instalação e fim do dia livre.
Passagem da balsa incluída. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. Para outros meios de transporte a Ilha Grande, consulte-nos.

DIA 12 & 13 : ILHA GRANDE / LIVRE
Dia(s) livre(s). Diversas atividades: Passeio de barco pelos tesouros da ilha; Caminhadas por trilhas até: Lopes Mendes (03H00 de caminhada), a Prisão de Dois Rios (04H30 de caminhada), o ponto culminante da ilha : Pico do Papagaio (05H30 de caminhada);
dormir até tarde, preguiça e peixe grelhado; locação de bicicleta, lancha, caiaque ou prancha de surf; mergulho em um dos naufrágios imersos na baía.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 14 : ILHA GRANDE – ANGRA DOS REIS – RIO DE JANEIRO / PARTIDA
Às 09:15, acompanhamento ao píer de Ilha Grande. Partida da balsa às 10:00. Navegação de 01H30 até Angra dos Reis. Recepção no porto e translado em veículo privado com destino ao Aeroporto do Rio de Janeiro. Trajeto de 02H30 para 150 km. Voo internacional (hora e número de voo a serem especificados).
Passagem da balsa incluída. Refeições não incluídas.

Veja outros Roteiros