+55 (21) 2567-8841 / +55 (21) 97631-1719 / +55 (21) 98332-6584 info@aquarelas.tur.br

MINERALOGIA E PEDRAS PRECIOSAS

Apresentação

Passeio pelo mundo extraordinário das pedras preciosas em todos os níveis de produção. Visita a minas e garimpos para entender a exploração, e a ateliês de lapidação para verificar a transformação comercial das gemas mais bonitas. Ademais, visitas às cidades que se desenvolveram durante exploração do ouro no século XVII, no estado de Minas Gerais.

ATRAÇÕES

Viagem de carro pelas cidades coloniais de Minas Gerais : Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto
As obras primas arquitetônicas e os simbolos barrocos do Brasil colônia
O processo de explotação das gemas preciosas: extração e lapidação, oportunidade de compra
História – Cultura – Arquitetura – Pedras Precioas – Gemologia – Gastronomia

Roteiro de 8 dias

Saiba mais informações e conheça todas as atividades inclusas nesse roteiro.

DIA 1 : RIO DE JANEIRO – TIRADENTES
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo/motorista. Ele acompanhará o grupo durante a descoberta das cidades coloniais de “Minas Gerais”. Direção a Tiradentes, lindamente preservada desde a época colonial. Trajeto de 05H00 para 330 km. A estrada atravessa vales ricos em minerais no estado de Minas Gerais. Instalação no hotel seguida de uma visita entre as ruas de paralelepípedos, restos barrocos e ateliês. Noite livre.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. às sextas, sábados e domingos é possível fazer um passeio em trem a vapor entre Tiradentes e São João del Rei

DIA 2 : TIRADENTES – CONGONHAS – OURO PRETO
Pela manhã, a visita da cidade continua. “Tiradentes” é um refúgio bucólico no coração dos vales dourados. Após o almoço, direção ao norte até Congonhas. Trajeto de 02H00 para 115 km. A colina com vista para a cidade é o lar de uma obra-prima de Antonio Francisco Lisboa: “o Aleijadinho”. Doze alegorias, de tamanho real, esculpidas no sopé da basílica de Bom Jesus dos Matosinhos. Um conjunto classificado pela Unesco. A tarde é consumida em estradas sinuosas rumo a Ouro Preto. Trajeto de 01H30 para 70 km. Instalação no hotel e fim do dia livre para apreciar esta joia da arquitetura colonial brasileira.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. às sextas, sábados e domingos é possível fazer um passeio em trem a vapor entre Tiradentes e São João del Rei – às segundas-feiras, a maioria das atrações em Ouro Preto se encontram fechadas.

DIA 3 : OURO PRETO – INHOTIM – BELO HORIZONTE
Às 08:30, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em veículo privado, translado ao complexo de Inhotim. Trajeto de 01H30 para 105 km. Criado em 2005, este jardim paisagístico e botânico abriga uma coleção de arte contemporânea em “um local de produção de conhecimento onde o ambiente e a arte coexistem”. Visita do complexo, teatro de muitas iniciativas culturais e científicas. O fechamento do parque indica a continuação da viagem até Belo Horizonte. Trajeto de 01H20 para 65 km. Instalação no hotel e noite livre.
Entrada em Inhotim incluída. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. O Instituto Inhotim está fechado às segundas.

DIA 4 : BELO HORIZONTE – NOVA ERA – GOVERNADOR VALADARES
As 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo/motorista. A viagem continua pelas estradas de Minas Gerais em busca das pedras preciosas. A estrada atravessa vales ricos em minerais de todos os tipos em direção a Capoeirana, região da cidade de Nova Era. Trajeto de 03H00 para 140 km. Primeiro contato com a indústria mineral no Brasil visitando o garimpo de esmeraldas de Capoeirana, com possibilidade de compra. O grupo retoma a estrada com direção a Governador Valadares. Trajeto de 03H00 para 200 km. Esta cidade, no coração de Minas Gerais, é um grande centro de extração e comercialização de pedras preciosas. Instalação no hotel e noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 5 : GOVERNADOR VALADARES / MINAS E GARIMPOS
Às 08:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Direção a Conselheiro Pena para descobrir as 2 facetas do mundo da gemologia. Visita da mina “Geometa”, uma mina explorada há várias gerações com meios semi-industriais. Ela produz vários tipos de pedras preciosas. A estrada continua para Goiabeira e Pedra do Garrafão para a visita de outro garimpo. Aqui, a explotação familiar extrai pedras semi-preciosas e quartzo diretamente da veia. Apresentação das técnicas de trabalho, visita das estruturas e exibição da coleção particular de pedras. Após o almoço, retorno a Governador Valadares para caçar pedras brutas e lapidadas. Visita de revendedores em busca da Turmalina, Topázio Imperial, … O dia termina no topo do pico de Ibituruna para um panorama completo do vale.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 6 : GOVERNADOR VALADARES – MINA DO CRUZEIRO – TEOFILO OTONI
Às 08:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. A primeira parte do dia ser[a dedicada a visitar a mina Cruzeiro, especializada na extração de turmalina: verdes, azuis, pretas, bicolores. Uma variedade que impressiona colecionadores profissionais e amadores. Após a visita, a estrada continua sinuosa até a pequena cidade de Teófilo Otoni. Instalação no hotel e resto do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 7 : TEOFILO OTONI / MINAS E GARIMPOS
O dia é dedicado à descoberta das pedras preciosas que fazem de Teófilo Otoni parte central na busca pelos minerais. Pela manhã, em companhia do guia de turismo, visita às minas artesanais que exploram a pedra “água marinha”. Visita dos veios, apresentação de técnicas de extração e coleções particulares de pedras brutas e lapidadas. Antes do almoço em Teófilo Otoni, uma pausa refrescante na cachoeira “Jangadeiro”. Após o almoço, visita a um ateliê de lapidação de pedras. Possibilidade de compra. Na parte da tarde, visita ao mercado de gemas de Teófilo Otoni. É possível adquirir: sodalitas, alexandritas, granadas, kunzitas, turmalinas, safiras, esmeraldas, rubis, aguas marinhas, … O retorno ao hotel é propício para a avaliação das experiências do dia e contato com os profissionais do setor. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 8 : TEOFILO OTONI – GOVERNADOR VALADARES – RIO DE JANEIRO
Após o café da manhã, translado em veículo privado ao aeroporto do de Governador Valadares. Trajeto de 02H00 para 140 km. Voo doméstico Governador Valadares – Rio de Janeiro (hora e número de voo a serem especificados). À chegada, recepção no aeroporto e translado em veículo privado ao hotel. Instalação e fim do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

Veja outros Roteiros

SERRA DA CAPIVARA – 6 DIAS

Experiência única para conhecer uma herança muito antiga de povoamento. Há 12.000 anos, o ser humano vivia em comunidade e deixou sua marca em lindas pinturas rupestres.