+55 (21) 2567-8841 / +55 (21) 97631-1719 / +55 (21) 98332-6584 info@aquarelas.tur.br

DE MANAUS À FORTALEZA: JUNGLE LODGE & CRUZEIRO – TREKKING PELOS LENÇOIS MARANHENSES & JERICOACOARA

Apresentação

Roteiro para conhecer as maravilhas do “hemisfério norte” brasileiro. As regiões norte e nordeste oferecem muitas opções de atividades que vão emocionar o viajante. As maravilhas da maior floresta tropical do mundo são o inicio desta imersão natural, seguida por um espetacular trekking no deserto brasileiro, rodeado de lagoas de águas translúcidas.

ATRAÇÕES

Manaus, metópole da Amazônia
Atividades variadas para descobrir a Floresta Amazônica
Cruzeiro provado em direção ao Rio Tapajós & Alter do Chão
Muduruku, o ritual do fogo indígena
O deserto de areias brancas, suas lagoas de águas cristalinas e oásis populosos
O Delda do rio Parnaíba, seus mangues & o Guará, o Ibis brasileiro
Jericoacoara, para os amantes de surf & vida noturna
História – Cultura – Gastronomia – Ecoturismo – Etnoturismo – Aventura – Far Niente

Roteiro de 19 dias

Saiba mais informações e conheça todas as atividades inclusas nesse roteiro.

DIA 1 : MANAUS / CHEGADA
Chegada de voo internacional / doméstico no aeroporto de Manaus (hora e número de voo a serem especificados). Recepção no aeroporto e translado em veículo privado para o hotel. Instalação e final do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 2 : MANAUS / VISITA CULTURAL
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Visita ao mercado municipal Adolpho Lisboa e seu salão “art nouveau”. Uma atmosfera popular entre frutas tropicais, plantas medicinais e seus carregadores, que trazem a coleta do dia nas bancas. Caminhada ao longo do porto e entre os barcos locais, que ligam as principais cidades da região com as regiões mais isoladas. A visita continua no Palácio do Rio Negro e no Palácio Provincial, que marca a história da cidade. O teatro Amazonas não é exceção, é a jóia de Manaus no pico da exploração da borracha. Retorno ao hotel no final da manhã. Tarde livre para visitar os museus Da Amazônia ou Dos Índios, ou apreciar o artesanato local.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 3 : MANAUS – MALOCAS JUNGLE LODGE
Às 08:00, encontro no lobby do l’hôtel. Transporte privado com destino ao Malocas Jungle lodge. A primeira parte da viagem é pela estrada. Trajeto de 01H00 para 80 km. A estrada atravessa a floresta até a aldeia de Rio Preto da Eva. É o último reabastecimento possível. A viagem continua de barco e leva a uma nova compreensão dos entornos da floresta em meio a casas flutuantes, garças e caimãs. A floresta amazônica se revela lentamente. Instalação seguida de almoço. A tarde é compartilhada entre uma caminhada de reconhecimento na floresta circundante, relaxamento na areia da praia e natação nas águas negras do rio. Jantar à luz de velas.
Refeições incluídas. Pernoite no lodge.

DIA 4 : MALOCAS JUNGLE LODGE / FLORESTA AMAZÔNICA
O dia é dedicado à descoberta do meio ambiente. Na companhia de um guia local, entrada na floresta secundária. As trilhas desaparecem sob o peso da vegetação, mas o líder conhece perfeitamente este labirinto cheio de segredos. A floresta fornece os “caboclos” e os índios com alimentos, plantas medicinais, ferramentas e materiais necessarios à vida cotidiana. Fica a sensação de poder e respeito. Após o almoço, embarque em canoas: a corrente limita o esforço e a navegação é silenciosa. Muitos animais se beneficiam de bancos e igarapes discretos para saciar sua sede e caçar. Esta é uma oportunidade para observá-los. Retorno ao lodge no final da tarde. Jantar sob a via láctea, enquanto na floresta a noite reina, escura e incerta.
Refeições incluídas. Pernoite no lodge.

DIA 5 : MALOCAS JUNGLE LODGE / SOBREVIVENCA NA SELVA
A manhã é aproveitada em cursos de água nas proximidades em busca de aves, lontras e botos que povoam suas águas. Pescar piranha é uma tradição: as varas são rudimentares e as iscas são cruas; é preciso ser rápido para pegar esse peixe carnivoro. Após o almoço, é hora de recolher os sacos de dormir, tochas e lanches antes de sair da praia para a floresta. A progressão é lenta, pois a vegetação é densa. Isso permite observar insetos e plantas surpreendentes. O guia compartilha seu conhecimento do meio ambiente e seus segredos para sobreviver neste ambiente inóspito à primeira vista. O sol está caindo, é hora de demarcar o local e montar acampamento. Jantar sob as estrelas. A noite parece calma nesta rede suspensa a 1,30 metros do chão.
Refeições incluídas. Pernoite em barraca.

DIA 6 : MALOCAS JUNGLE LODGE – MANAUS
Após o café da manha, momento para uma atividade de despedida: pesca de Tucunarés? Caminhada na floresta? Banho de rio e canoagem? Exploração de plantas e insetos? Após o almoço, traslado para Manaus. Em barco motorizado, navegação de 01H30 até a aldeia de Rio Preto da Eva. Na aldeia, a viagem segue em carro até Manaus. Trajeto de 01H00 para 80 km. Instalação no hotel e fim do dia livre.
Almoço incluido. Jantar nao incluido. Pernoite no hotel.

DIA 7 : MANAUS – SANTARÉM – RIO JARI – RESERVA FLORESTAL DE TAPAJOS
03H00 antes da decolagem, translado em veículo privado ao aeroporto de Manaus. Voo doméstico Manaus – Santarem (hora e número de voo a serem especificados). Recepção no aeroporto e transferencia privada ao porto flutuante. O guia acompanhará o grupo durante o Cruzeiro de 04 dias e 03 noites. Embarque e instalação a bordo de um barco típico da região. Apresentação da equipe em torno de um coquetel de frutas antes de zarpar. Navegação para o Rio Jari, uma área inundada onde todos os tipos de animais se divertem: caimãs, pássaros, capivaras, botos cor de rosa, lontras. Almoço na vila Arapixuna. Visita da comunidade, que vive da pesca e da cultura da mandioca. No final do dia, navegação pelo Rio Tapajós rumo a Floresta Nacional do Tapajós. Jantar e tempo livre sob as estrelas, aos sons dos murmúrios da floresta amazônica.
Refeiçoes incluidas. Pernoite a bordo.

DIA 8 : RESERVA FLORESTAL DE TAPAJOS – ALTER DO CHÃO
Após o café da manhã, caminhada no coração da floresta primária. 4 horas de caminhada sem desnivelamento. O guia é essencial para desbloquear o mistério deste maravilhoso complexo. A trilha revela alguns segredos: seringueiras, plantas medicinais, árvores gigantes com mais de vinte metros de circunferência. Retorno a bordo para o almoço. O barco dirige-se para o sul e logo se aproxima de “Alter do Chão”. Uma aldeia encantadora, famosa por sua língua de areia no meio das águas escuras. Tempo livre no Museu do Índio, nas lojas de artesanato ou na praia. Jantar a bordo e noite livre.
Refeiçoes incluidas. Pernoite a bordo.

DIA 9 : ALTER DO CHÃO – JAMARACUA – ALTER DO CHÃO
Após o café da manhã, caminhada até a comunidade de Jamaracua. 02H00 de caminhada irregular no coração da floresta secundária. O guia é essencial para descobrir o descoberta do meio ambiente e, mais particularmente, das técnicas desenvolvidas pelos índios para sobreviver. Não é fácil se orientar, defender, vestir e alimentar nesta imensidão. Seus conhecimentos impressionam: plantas, frutas e caminhos não são segredos para eles. Mais curioso, são os meios de camuflagem e comunicação. No final da manhã, chegada à aldeia localizada na Reserva Extrativista Rio Tapajós. Visita da aldeia acompanhada pelo guia para entrar em contato com os costumes locais. Almoço no local. Tarde de canoagem nos braços inundados. A progressão é lenta e silenciosa à procura da fauna que vem beber ou caçar nos barrancos. Banho nas águas escuras. Chegada em Alter do Chão no final da tarde. O jantar é servido na praia arenosa. Noite sob as estrelas.
Refeiçoes incluidas. Pernoite a bordo.

DIA 10 : ALTER DO CHÃO – MAICÁ – SANTARÉM – SÃO LUIS
Navegação matinal para o Lago Maicá. Passeio de canoa pelo manguezal entre casas de palafitas, macacos, preguiças e muitos pássaros. A paz reina neste lugar.
Retorno a bordo para se direcionar a Santarém. Última experiência no Encontro das Águas dos rios Negro e Tapajós e das águas claras do Rio Amazonas. A experiência amazonica termina perto do almoço. Ela não havia panas começado? Desembarque e transferencia privada ao aeroporto de Santarém. Voo domestico Santarém – São Luis (hora e número de voo a serem especificados). Recepção no aeroporto e transferencia privada ao hotel. Fim do dia livre.
Almoço incluido. Jantar nao inlcuido. Pernoite no hotel.

DIA 11 : SÃO LUIS – SANGUE – SANTO AMARO
Após o café da manhã, translado em veículo privado até Santo Amaro do Maranhão. Passeio de 04h30 para 250 km. Na fronteira oeste do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, encontra-se a vila, perfeita para relaxar, descobrir as primeiras dunas e se preparar para o trekking..
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 12 : SANTO AMARO – QUEIMADA DOS BRITOS
Após o café da manhã, caminhada à Queimada dos Britos, um oásis no meio do deserto onde vivem algumas famílias isoladas. Passeio de 06H00 para 20 km. As lagoas se revelam com uma curta subida até as dunas. Elas podem ser vistas até onde os olhos conseguem enxergar, em um enorme tecido rugoso. O progresso é lento; perseguir as dunas, mergulhar nas lagoas. O desempenho não é um objetivo. Pausa para almoço perto da água. Chegada à Queimada dos Britos no meio da tarde. Tempo livre no oásis.
Refeições incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 13 : QUEIMADA DOS BRITOS – BAIXA GRANDE
Após o café da manhã, caminhada até a Baixa Grande, o outro oásis do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Trajeto de 03H00 para 08 km. O progresso é lento pela areia firme, e a natação é uma companheira permanente. Chegada em Baixa Grande ao almoço. Banho, natação e tempo livre na aldeia para recompor as energias, inspiradas neste ambiente lunar.
Refeições incluídas. Pernoite em rede.

DIA 14 : BAIXA GRANDE – ATINS
Antes do amanhecer, partida para a fronteira leste do Parque Nacional e para a vila de Atins. Caminhada de 06H00 para 18 km. O deserto, em constante mudança sob a influência das intempéries, esconde seus últimos segredos. Após o almoço, é hora de seguir os passos do guia, entre tons quentes do sol e lagoas refrescantes em cores turquesa, água-marinha e esmeralda. Então, finalmente chega a hora de dizer “adeus”. Uma última duna para descer e a vegetação de Restinga aparece. Último trecho em 4x4 para chegar a Atins. Trajeto de 01H00. Instalação no hotel e noite livre.
Almoço incluído. Jantar não incluído. Pernoite em hotel.

DIA 15 : ATINS – TUTÓIA – DELTA DAS AMERICAS – PARNAÍBA
Após o café da manhã, translado para Tutóia. Trajeto de 02H00 para 120 km. Em Tutóia, embarque em uma lancha para atravessar o delta do rio Parnaíba. Ele se desloca entre ilhas e canais. Natação em meio a pássaros e barcos. Pesca de caranguejo na lama! As sombras se esticam e Parnaíba emerge. Desembarque e traslado ao hotel. Tempo livre na aldeia.
Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 16 : PARNAÍBA – CAMOCIM – JERICOACOARA
Após o café da manhã, traslado privativo até Parnaíba. Trajeto de 01H50 para 130 km. Aldeias e plantações passam por trás das janelas. Possibilidade de almoço em Camocim. Após o almoço, passeio de buggy até Jericoacoara. Ele lida com a máquina com destreza entre dunas e ruínas. Cabelo ao vento, o veículo corre ao longo da praia. Pausa em uma cabana; pés na água para desfrutar de um suco de frutas frescas. O passeio continua. Chegada a Jericoacoara no meio da tarde. Instalação no hotel e noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIAS 17 & 18 : JERICOACOARA / LIVRE
Dias livres.
Numerosas atividades são possíveis nos arredores:

  • ½ dia em buggy até Tatajuba ou à « Pedra Furada » ;
  • Cavalgada pelas dunas e praias de « Jeri » ;
  • Caminhadas para escorregar pelas dunas em snowboard;
  • Sonolência, preguiça e peixe grelhado;
  • Locação de barco ou caiaque;
  • Iniciação ao kitesurf e ao windsurf, locação de material.

Refeições não incluídas. Pernoite em hotel.

DIA 19 : JERICOACOARA – FORTALEZA / PARTIDA
08H00 antes da decolagem, translado em veículo privado ao aeroporto de Fortaleza. Voo doméstico / internacional (hora e número de voo a serem especificados).
Refeições não incluídas.

Veja outros Roteiros