+55 (21) 2567-8841 / +55 (21) 97631-1719 / +55 (21) 98332-6584 info@aquarelas.tur.br

CULTURA & GASTRONOMIA

Apresentação

O Brasil é um país continental, com diversos tipos de colonização e imigração a formar a sua população. Sua história possibilitou o desenvolvimento de diversas culturas regionais, cada uma com características próprias, seja na musica, na gastronomia ou na arquitetura. Roteiro para descobrir um Brasil multifacetado e suas riquezas sem fim.

ATRAÇÕES

Em Salvador, as raízes africanas do Brasil, a Capoeira & o Candomblé
Viagem de carro pelas cidades coloniais de Minas Gerais : Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto
As obras primas arquitetônicas e os simbolos barrocos do Brasil colônia
A Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar
Os bastidores do Carnaval & o samba nas noites cariocas
Paraty, o romântico Patrimônio Mundial da UNESCO
História – Cultura – Etnoturismo – Atividades alternativas – Gastronomia

Roteiro de 16 dias

Saiba mais informações e conheça todas as atividades inclusas nesse roteiro.

DIA 1 : SALVADOR / CHEGADA
Chegada de voo internacional / doméstico no aeroporto de Salvador (não incluido, hora e número de voo a serem especificados). Recepção no aeroporto e translado em veículo privado para o hotel. Instalação e final do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 2 : SALVADOR / VISITA DA CIDADE BAIXA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Visita da parte baixa de Salvador, do bairro de Barra a Ribeira. Parada no farol, que segue guiando a entrada de navios na baía por 450 anos. O mercado São Joaquim promete ser ruidoso, colorido e saboroso! Se várias exibições atraem atenção, a magia do Candomblé não passa longe! Passeio pela península da Ribeira, bairro animado. Depois do almoço, visita da igreja do Bonfim, onde o “Sala dos Milagres” atesta a devoção popular. Retorno ao hotel no meio da tarde. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 3 : SALVADOR / CAPOEIRA & CANDOMBLÉ
A parte da manhã é dedicada à descoberta da Capoeira. Esta arte marcial é o resultado de uma fabulosa mistura de luta, dança e música. Um professor particular, mestre do jogo, apresenta os instrumentos. Iniciação ao “jogo” e à “ginga”, ritmos básicos e movimentos por duas horas. Esta arte brasileira, por muito tempo reprimida, tornou-se fator de difusão de primeira linha dos portugueses no mundo. Um tributo póstumo aos “mestres” Bimba e Pastinha, formadores da disciplina. Após uma ducha rápida e de um almoço merecido, o dia de folclore continua no culto afro-brasileiro do Candomblé. Uma mistura de ritos indígenas, crenças africanas e catolicismo. Visita do mercado de São Joaquim, onde religiosos e seguidores procuram seus objetos de culto. A pé no “Pelourinho”, parada no museu afro-brasileiro que abriga os 22 orixás esculpidos, em uma exposição-homenagem a Pierre Verger, ou na casa de Jorge Amado. Após rápido descanso, visita a um Terreiro, um lugar sagrado onde as orações e os ritos são realizados. Cantado e dançado, o transe impressiona tanto quanto o sacerdócio e os orixás. Retorno ao hotel no fim do dia.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 4 : SALVADOR / AQUARELAS CULINARIA BAHIANA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo/motorista. Direção ao Mercado Ceasinha. Quantas cores! Apresentação, degustação e compra de frutas, amêndoas e nozes para o aperitivo. Enquanto apronta-se a sopa de peixes marinhos. Preparação de vegetais, frutas e especiarias para cozinhar. Almoço no ateliê de um artista baiano, cujas obras adornam a casa. Os sabores da cozinha local são revelados: adoçados com as frutas, amargos pelo leite de coco, aliviados pelos condimentos. Retorno ao hotel no meio da tarde. Noite livre.
Bebida e almoço incluído. Jantar não incluído. Pernoite no hotel.

DIA 5 : SALVADOR – BELO HORIZONTE
03H00 horas antes da decolagem, translado em veículo privado ao aeroporto. Voo doméstico Salvador – Belo Horizonte (hora e número de voo a serem especificados). À chegada, recepção no aeroporto e translado em veículo privado ao hotel. Instalação e final do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 6 : BELO HORIZONTE – INHOTIM – OURO PRETO
Às 08:30, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Ele acompanhará o grupo na estrada das cidades coloniais. Em veículo privado, translado ao complexo de Inhotim. Trajeto de 01H20 para 65 km. Criado em 2005, este jardim paisagístico e botânico abriga uma coleção de arte contemporânea em “um local de produção de conhecimento onde o ambiente e a arte coexistem”. Visita do complexo, teatro de muitas iniciativas culturais e científicas. O fechamento do parque indica a continuação da viagem até Ouro Preto. Trajeto de 01H30 para 110 km. Instalação no hotel e noite livre.
Entrada em Inhotim incluída. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. O Instituto Inhotim está fechado às segundas.

DIA 7 : OURO PRETO & MARIANA / VISITA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. A riqueza extraída das minas, no século XVIII, fez deste conjunto arquitetônico parada obrigatória para os amantes da arte e da arquitetura. Visitas, em meio a casas ornamentadas, aos templos religiosos: Nossa Senhora do Pilar, …, onde emerge o gênio dos mestres Aleijadinho, Athaíde e seus discípulos. A visita continua em Mariana, a 10 Km de Ouro Preto. Esta cidade singular está intacta desde o assentamento português: uma barganha! Visita da catedral e do pelourinho. O dia termina em busca dos esplendores de Ouro Preto. Visita do Museu do Oratório e do Museu da Mineralogia. Noite livre.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. Às segundas-feiras, a maioria das atrações estão fechadas em Ouro Preto – sextas-feiras às 11:30 e aos domingos às 12h15, um órgão toca na Catedral Matriz de Santo Antônio de Mariana.

DIA 8 : OURO PRETO – CONGONHAS – TIRADENTES
Pela manhã, de acordo com os desejos, a visita de Ouro Preto continua. Depois do almoço, direção ao sul até Congonhas. Trajeto de 01H30 para 70 km. A colina com vista para a cidade é o lar de uma obra-prima de Antonio Francisco Lisboa: “o Aleijadinho”. Doze alegorias, de tamanho real, esculpidas no sopé da basílica de Bom Jesus dos Matosinhos. Um conjunto classificado pela Unesco. A tarde é consumida em estradas sinuosas rumo a Tiradentes, uma pequena cidade preservada desde a era colonial. Trajeto de 02H00 para 115 km. Instalação no hotel seguida de uma visita entre ruas de paralelepípedos, restos barrocos e ateliês; um refúgio bucólico no coração dos vales dourados.
Entradas não incluídas. Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. Às segundas-feiras, a maioria das atrações estão fechadas em Ouro Preto – nas sextas, sábados e domingos existe uma viagem de trem a vapor entre São João del Rei e Tiradentes.

DIA 9 : TIRADENTES – RIO DE JANEIRO
A visita continua, nesta manhã, na na cidade de São João del Rei, de acordo com os desejos. Após o almoço, direção ao Rio de Janeiro. Trajeto de 05H00 para 330 km. Uma partida antecipada de Tiradentes permite uma parada final em Petrópolis, um resort de férias para famílias Reais brasileiras. Visita do Museu Imperial, da Catedral e do Palácio de Cristal. Redescoberta do aviador Santos Dumont e de sua história, visitando sua casa incomum. Chegada no Rio de Janeiro e instalação no hotel.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs: às sextas, sábados e domingos é possível fazer um passeio em trem a vapor entre Tiradentes e São João del Rei.

DIA 10 : RIO DE JANEIRO / MORRO DOS DOIS IRMÃOS
Às 09:30, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em transporte público, direção à comunidade do Vidigal, localizada no final da praia do Leblon. Em Kombi ou em mototáxi, direção às alturas da comunidade. Caminhada de uma hora e meia até o cume do morro Dois Irmãos. Os esforços são recompensados por uma visão deslumbrante da área sul do Rio. Lanche e relaxamento no topo. Retorno ao ponto de partida da caminhada. Neste momento, opção de descer a pé, por meio das ruas íngremes do distrito pacificado para o oceano. Uma nova faceta do Rio. Possibilidade de almoço em um boteco local, garantia de receita para a casa. Retorno ao hotel no meio da tarde. Fim do dia livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 11 : RIO DE JANEIRO / CARNAVAL EXPERIENCE
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Transfer à Cidade do Samba, um lugar que recebe os galpões e oficinas das escolas do grupo especial de carnaval carioca. Esta incursão no mundo do carnaval começa com a visão: visita às oficinas da escola Grande Rio para experimentar os bastidores do Carnaval. Após a visita, é hora de prestigiar uma oficina. À escolha: Estímulo da audição por meio de uma oficina de percussão – apresentação e introdução ao ritmo que compõe o samba. Descoberta de instrumentos com nomes enigmáticos: cuíca, agogô, afoxé, bandolim, …. Estímulo do corpo por meio de uma oficina de dança! Deliciar-se aos sons do samba, uma época proibido, faz o mundo sonhar há mais de 80 anos. Em dois ou solo, ele ilustra a vida diária, a mestiçagem e a alegria brasileira de viver. Um treinamento essencial antes de enfrentar as noites cariocas. Estímulo da criatividade com uma oficina de confecção de fantasias, em meio a penas e lantejoulas, para criar e adornar-se como um verdadeiro folião. Retorno ao hotel no final da tarde. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.
Obs. : A escolha da oficina deverá ser definida no momento da reserva. Uma mesma oficina será escolhida para todo o grupo.

DIA 12 : RIO DE JANEIRO / CORCOVADO & CURSO DE CULINÁRIA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em um veículo privado, direção a uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o símbolo mundial da cidade do Rio de Janeiro. A alegoria de Jesus Cristo abrange e protege a “cidade maravilhosa” a partir da montanha de “Corcovado”. O panorama oferecido é excepcional. De um lado, as lendárias praias: Ipanema, Leblon, …, o Pão de Açúcar, e do outro a zona norte e o estádio Maracanã. Após a visita, direção ao centro da cidade. Travessia da avenida Rio Branco para encontrar a calma. Apresentação da Praça XV antes de ingressar no restaurante Lampadosa. No coração do Rio, a chef Simone Almeida recebe os gourmets. Introdução à culinária carioca, vegetais picados, frutas picadas e ervas picadas. Em torno de um aperitivo, os ruídos precedem os aromas que seguirão os sabores. Chegou o momento, bom apetite! Retorno ao hotel após o almoço. Tarde livre.
Almoço incluído. Jantar não incluído. Pernoite no hotel.

DIA 13 : RIO DE JANEIRO – PARATY / VISITA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel e translado em veículo privado até Paraty. Trajeto de 04H00 para 260 km. Instalação no hotel. Às 14:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Visita guiada de do centro histórico desta cidade, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade revela, após um século de isolamento, suas requintadas mansões coloniais, sua vida cultural transbordante e seu clima romântico. Retorno ao hotel no final da tarde. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 14 : PARATY / TRINDADE, QUILOMBO, CASCATAS & CACHAÇA
Às 09:00, encontro no lobby do hotel com o guia de turismo. Em jipe, partida para descobrir o interior das terras caiçaras. Primeira parada, a vila de Trindade. Tempo livre e pausa refrescante no oceano. A visita continua em direção a uma comunidade fundada, anteriormente, por escravizados fugidos. O Quilombo de Campinho continua a ser um lugar de resistência e expressão da cultura afro-brasileira. Visita e almoço na comunidade. Após o almoço, pé na estrada em direção a Cunha e a descoberta se volta para a Floresta Atlântica. Caminhadas curtas e banho nas cachoeiras. A água é refrescante, e a atmosfera é garantida por seus nomes evocativos: Tarzan, tobogã, …. Antes de voltar a Paraty, parada em uma cachaçaria para provar e / ou adquirir a “aguardente” local. Retorno a Paraty no final da tarde. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 15 : PARATY / PASSEIO DE BARCO
Às 09:30, encontro no lobby do hotel com o capitão de um barco local. Curta caminhada até a marina. Embarque a bordo de um barco de pescadores equipado. Dia de navegação para descobrir as ilhotas e enseadas desertas que abundam na Baía de Paraty. Natação obrigatória, snorkeling de alternativa, caipirinha como opção. Retorno ao hotel com o pôr-do-sol. Noite livre.
Refeições não incluídas. Pernoite no hotel.

DIA 16 : PARATY – RIO DE JANEIRO / PARTIDA
08H00 horas antes da decolagem, translado em veículo privado até o aeroporto do Rio de Janeiro. Trajeto de 04H00 para 260 km. Voo doméstico / internacional (hora e número de voo a serem especificados).
Refeições não incluídas.

Veja outros Roteiros

SERRA DA CAPIVARA – 6 DIAS

Experiência única para conhecer uma herança muito antiga de povoamento. Há 12.000 anos, o ser humano vivia em comunidade e deixou sua marca em lindas pinturas rupestres.